terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Richa condecora 46 personalidades com a Ordem Estadual do Pinheiro, entre eles, o cambeense Hugo Gonçalves

DA AEN:
Hugo Gonçalves recebe a honraria, amparado pelo neto,
ao lado do governador Beto Richa e do deputado e
chefe da Casa Civil, Durval Amaral.
Beto e Fernanda Richa juntamente com
todos os agraciados com a Ordem Estadual do Pinheiro.

O governador Beto Richa entregou na última segunda-feira (19/12) a condecoração da Ordem Estadual do Pinheiro a 46 pessoas que se destacaram em suas áreas de atuação, pela notoriedade do saber ou por serviços relevantes prestados ao Paraná.

Entre os homenageados, estava o fundador do Lar Infantil Marília Barbosa, Hugo Gonçalves.
A entrega ocorreu na última segunda-feira (19/12) a 46 pessoas que se destacaram em suas áreas de atuação, pela notoriedade do saber ou por serviços relevantes prestados ao Paraná. Entre os agraciados estavam os ex-governadores Jayme Canet Jr, Jaime Lerner,  Paulo Pimentel e Emílio Gomes. Beto Richa fez um resgate da história do Paraná e enumerou as contribuições dos homenageados para o Estado, cada um no seu ofício. As personalidades prestaram relevantes serviços, como na administração pública, nos negócios, na justiça, no esporte, na ciência, na medicina, na história, na religião ou na comunicação. “Cada um deles nos inspira e nos encoraja com sua importantíssima contribuição para o desenvolvimento social, cultural, científico, político e econômico do Estado e da pátria que nos irmana”, disse Richa. 


Os homenageados - Receberam a honraria, no grau Grã-Cruz: Aécio Neves, Emílio Gomes, José Eduardo Martins Cardozo, Jayme Canet Junior, Jaime Lerner, Paulo Bernardo e Paulo  Pimentel. 
No grau de Grande Oficial: Jorge Gerdau Johannpeter, Dom Pedro Fedalto, Miguel kfouri Neto e Reinhold Stephanes.
No grau de Comendadores: Belmiro Valverde Jobim Castor, Carlos Roberto Massa, Félix Fischer, Gert Hatschbach, Ibrahin Fayad, Jean–Michel Jalinier, Onésimo Mendonça de Anunciação, Regina Helena Afonso de Oliveira Portes, Padre Reginaldo Manzotti, René Ariel Dotti e Ricardo Pasquini. 
No grau de Oficiais - José Alencar Furtado, Carlos Roberto Madalosso, Carlos Antonio Gusso, Jefferson Nogaroli, João José Bigarella, Mussa José Assis, Olympio de Sá Sotto Maior Neto, Rodrigo Costa da Rocha Loures, Duílio Genari, João Lopes da Silva, Hugo Gonçalves, Jośe Lima Sobrinho (Chitãozinho) e Durval de Lima (Xororó).
No grau de Cavaleiros - Emanuel Fernando Scheffer Rego, Guntolf Van Kaick, José Henrique Corbage Rabello, Laurentino Gomes, Luiz Geraldo Mazza, Nicolau Inthon Klüppel, Pedrinho Antonio Furlan, Tenente Coronel Edemilson de Barros, Paulo Roberto Juk, Anderson Silva, Gilberto Amauri de Godoy Filho (Giba).


Instituída em 1972, a Ordem do Pinheiro é a mais alta comenda do Estado e é atribuída em cinco graus: Grã-Cruz, Grande Oficial, Comendador, Oficial e Cavaleiro. As homenagens marcaram as comemorações de 158 anos da emancipação política do Paraná. “Homenageamos figuras ilustres pelas contribuições que deram para o desenvolvimento social e econômico do Estado e do País, com ética e civismo”, disse o governador, em solenidade realizada no Palácio Iguaçu, em Curitiba.
Em discurso, Beto Richa ressaltou a participação dos imigrantes na formação do Paraná e destacou a contribuição de ex-governadores no desenvolvimento político do Estado. “É uma honra homenagear, em nome dos paranaenses, os governadores que tanto se empenharam para transformar o Paraná em um estado que o Brasil inteiro reconhece, pela sua pujança e potencialidades”, disse, ao entregar a Paulo Pimentel, Emílio Gomes, Jaime Lerner e Jayme Canet Junior a comenda de Grã-Cruz.
Também entre os homenageados deste ano estava o senador mineiro Aécio Neves, que foi condecorado com o título de Grã-Cruz. Aécio agradeceu o governador Beto Richa e disse que a homenagem é dedicada a todo o povo mineiro, que tem história similar com o Paraná. “Estou extremamente honrado. Fico feliz em ser lembrado por Richa para receber esse prêmio. O Paraná tem uma grande história política e social”, disse o senador, que destacou a contribuição do ex-governador José Richa na democratização e elaboração da Constituição brasileira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário