Powered By Blogger

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Violonista cambeense participa de Festival na República Tcheca

Da Assessoria: 


O violonista Yuri Marqueze está na República Tcheca onde participa do Young Prague Festival (http://www.mladapraha.cz/). É o primeiro brasileiro a fazer parte do evento em seus 20 anos de história. Destinado a músicos com até 26 anos de idade, Yuri se apresentará na capital, Praga, e em outras duas cidades do interior do país. Será a estreia europeia do Concerto em Em (mi menor) para violão e cordas do compositor tcheco Jaroslav Pelikan juntamente com o Sedlacek Quartet (CZ) assim como será o debut do violonista em palcos no exterior. 
Yuri nasceu em Vitória, no Espírito Santo, em 1989. Atualmente mora em Cambé (PR) e inicia, em setembro, seu mestrado em Performance (Violão) na Universidade de Aveiro, Portugal, onde será aluno do Professor Paulo Vaz de Carvalho, considerado um dos principais referenciais no instrumento em seu país. 
Yuri Martins de Castro Marqueze é graduado em Licenciatura em Música pela Universidade Estadual de Londrina. Iniciou seus estudos musicais aos 12 anos através da guitarra elétrica. Teve aulas de harmonia, improvisação e percepção musical com Marco Tureta. Foi aluno de Violão Erudito do professor Ms. Inácio Rabaioli e de Natanael Fonseca. Participou de masterclasses com os violonistas Fábio Zanon, Zoran Dukic (CRO), José Antônio Escobar (CHI), Michael Lewin (ING) Eduardo Meirinhos, Júlio Ribeiro (EUA), Lucas Imbiriba, Luciano Lima, José Manuel Dapena (ESP), Eduardo Isaac (ARG) Marcus Tardelli e Guinga. Foi o único bolsista selecionado da Região Sul do país para o curso de Violão do 41º e 42º Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão (julho/2010-11). 
Em seu período de discência foi membro da “Camerata de Violões da UEL” e monitor da disciplina de Violão. Foi bolsista do programa PROART-PROPPG-UEL sob orientação da Prof. Dra. Fátima Carneiro dos Santos com estudo sobre obra violonística de Murray Schafer. Participou, ainda, da série “Violões em Foco” da Rádio MEC (RJ) e atuou como guitarrista no último disco do maestro Vítor Gorni e do debut da banda gospel Alkance. Fez parte da programação artística do Festival de Música de Londrina entre 2008 e 2010 como solista e camerista. Foi membro fundador do Quarteto Brasilis (2010), integrando o grupo até 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário