sábado, 28 de maio de 2011

Comunidade do Saltinho ganha Cozinha Comunitária

Do CAMBÉ DE FATO:





A comunidade rural do Saltinho, no extremo sul do município de Cambé, recebeu com muita festa a entrega dos equipamentos da nova cozinha comunitária, instalada no local pela Prefeitura de Cambé, com recursos do governo Federal.
A solenidade de entrega dos equipamentos contou com a presença do prefeito João Pavinato, da vice Cidinha Pascueto, do chefe do núcleo da Secretaria de Estado da Agricultura, Octávio Cesário Neto (Vico), dos vereadores Junior Félix e Mario Som, do secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente  Claudiney Gloor, do presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural, João Menoli, de lideranças da comunidade, secretários e servidores municipais e de muita gente daquela região.
O secretário municipal Claudiney Gloor abriu a cerimônia agradecendo todo os envolvidos na concretização da instalação da Cozinha Comunitária. “Agradecemos a todos que trabalharam para concretizar esta obra, desde os que se empanharam em fazer o projeto para o governo Federal, acompanhar o trâmite e liberar os recursos, até os operários que fizeram a adequação da cozinha já existente, preparando para que ela pudesse receber estes equipamentos”, disse Claudiney, que também agradeceu a receptividade e a participação da comunidade do Saltinho.
Já o prefeito João Pavinato lembrou que o investimento é feito no sentido de proporcionar mais uma opção de geração de renda para as famílias da comunidade. “Este investimento é importante por que dá às famílias do Saltinho e da região, a possibilidade de industrializar parte da produção agrícola em produtos alimentícios com maior valor agregado, gerando mais renda para as famílias envolvidas”, diz Pavinato.
Falando pela comunidade, a agricultora Iraci Zanco Macore agradeceu o prefeito João Pavinato pela obra. “Quero agradecer o nosso prefeito João Pavinato por esta bela obra, que para nós significa trabalho, renda, alegria. Esta cozinha vai possibilitar o aumento da renda das famílias do Saltinho, aproveitando produtos que hoje se perdem,” declarou Dona Iraci.
Outras lideranças do Saltinho concordam com Iraci. “É uma ótima notícia que vem em hora certa e vem para ajudar a comunidade”, diz Nelson Bertosse. “Esta obra é essencial para nós, estávamos esperando há muito tempo e esta cozinha vai dar um novo gás para a comunidade”, diz, entusiasmada, Jacira Batista Miranda Bertossi.
Como vai funcionar - a Cozinha Comunitária do Saltinho foi montada na cozinha do salão da comunidade. Os equipamentos foram adquiridos com recursos do governo Federal, e custaram R$ 50 mil. A Prefeitura de Cambé investiu perto de R$ 20 mil na adequação da cozinha existente para que ela pudesse receber os equipamentos. A comunidade também participou ajudando com melhorias no salão e também na cozinha.
Entre os equipamentos, estão dois fornos, freezer, fritadeiras, liquidificadores industriais, seladora, despolpadeira de frutas, cilindro para massa, fogão industrial, balanças, entre outros. 
“O trabalho vai começar devagar, com um curso que vai ensinar a operar os equipamentos e depois vamos fazer cursos específicos para aproveitar os produtos agrícolas”, informa Jacira Bertossi. “Vamos fazer diversos produtos como doces, bolachas, salgados, pães, geléias, sucos, aproveitando tudo o que temos aqui na zona rural”, completa Iraci Zanco.
Todo o trabalho terá acompanhamento da Prefeitura de Cambé e da Secretaria de Estado da Agricultura, através da Emater. “Vamos acompanhar para sugerir as melhores formas de organização da comunidade e do trabalho”, diz Marta Oliveira, responsável pela Captação de Recursos da Prefeitura de Cambé. “Pedimos que a Emater ajude no acompanhamento, qualificação e orientação técnica da comunidade”. completa Octávio Cesário Neto, chefe do núcleo regional da SEAB, que també esteve no evento.
Satisfação - Alguma frases dão conta da alegria dos moradores da região do Saltinho e resumem a importância do investimento da Prefeitura e do governo Federal. “Esta cozinha vai melhorar a vida da comunidade”, preve Nelson Bertosse. “O pessoal (da cidade) vai vir muito para cá e vamos ser motivo de orgulho para Cambé” completa Jacira Miranda Bertossi.
Também no Bratislava - Uma segunda cozinha, com os mesmos equipamentos que foram instalados no Saltinho, já foi instalada na comunidade do Bratislava, também com recursos do governo Federal e da Prefeitura de Cambé.  A cozinha comunitária do Bratislava será entregue oficialmente para a comunidade no dia 10 de junho (sexta), a partir das 19h30 no salão da comunidade.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário