Powered By Blogger

terça-feira, 13 de abril de 2010

Copel troca 596 geladeiras gratuitamente em Cambé


Papai Noel existe e este ano veio mais cedo para 596 famílias de baixa renda de Cambé. Elas vão ganhar de presente uma geladeira de 250 litros novinha em folha, em troca do velho refrigerador que gasta muita energia.
A troca será patrocinada pela Copel Distribuição, através do Programa de Eficiência Energética, criado pela Aneel - Agência Nacional de Energia Elétrica - para combater o desperdício de energia elétrica em residências de baixa renda. “O contrato de concessão firmado pelas empresas concessionárias do serviço público de distribuição de energia elétrica com a ANEEL estabelece obrigações e encargos. Uma dessas obrigações consiste em aplicar anualmente o montante de no mínimo 0,5 % de sua receita operacional líquida, em ações que tenham por objetivo o combate ao desperdício de energia elétrica”, explica o site da Aneel (www.aneel.gov.br).
Neste sentido, a Copel Distribuição, concessionária de distribuição de energia para o Paraná, vai entregar, no período de abril a junho, 596 refrigeradores para famílias carentes de Cambé. Outros 25 municípios do Estado também vão participar do programa, totalizando cerca 12 mil novas geladeiras distribuidas gratuitamente.
Para se chegar a esse número foram analisados 80 mil cadastros em todo o Paraná e cerca de três mil somente em Cambé, de onde a Copel selecionou as 596 famílias para receber os novos refrigeradores que têm consumo médio de 24 kwh/mês.
A diferença estimada entre o consumo atual dos 12 mil refrigeradores velhos e o que será consumido pelos aparelhos novos daria para abastecer mensalmente cerca de 1.700 residências.

Como a Copel escolheu as famílias
Segundo o gerente da Copel em Cambé, Antonio Fávero, para fornecer gratuitamente as novas geladeiras, a Copel adotou alguns critérios. Primeiro, a geladeira atual da família, tem que estar em péssimo estado de conservação e ter sido fabricada há mais de dez anos. As condições da borracha do refrigerador e o funcionamento do termostato, além da apresentação de pontos de ferrugem também foram considerados. O mais importante, no entando foi o consumo mensal da residência (medido em kwh/mês). Para receber a nova geladeira, as 596 famílias já selecionadas devem estar em dia com as obrigações junto a Copel.
O aparelho será entregue somente ao titular da conta, que deve concordar com o recolhimento do refrigerador usado (que será destruído) e também deverá assinar termo de entrega e autorização de recolhimento da geladeira velha para descarte.

Alegria e surpresa
Elza de Souza Moreira, moradora do Jardim Ana Rosa estava sorridente na reunião onde foi anunciada a troca das geladeiras. “Eu não esperava. A minha geladeira está muito velha. Tenho 19 anos de casada e a geladeira já tem 18”, explica ela. Jeovana Ribeiro Neves, do Jardim Tupi faz coro: “estou radiante! Deus me deu a geladeira na hora certa. Ganhei a minha usada, quando me casei, há onze anos”. Castorina Fernandes Franco, moradora do Jardim Riviera também dá seu testemunho. “A minha geladeira está caindo aos pedaços, segurada por um cordão”.

Resultados na prática
O Programa de Eficiência Energética já apresenta bons resultados para a Copel. Somente em 2009 foram distribuídas 120 mil lâmpadas fluorescentes compactas que substituíram lâmpadas incandescentes em 40 mil residências de baixa renda em cinco grandes cidades do Paraná. Além das lâmpadas, também foram trocadas 5 mil geladeiras em péssimo estado por novos refrigeradores certificados com o selo Procel (que certifica aparelhos com baixo consumo de energia). A Copel investiu perto de R$ 7 milhões na troca das lâmpadas e das geladeiras em 2009 e economizou 12.851 MW/hora no ano, ou 3.956kW em horário de pico.

Um comentário:

  1. olha tem gente q nem precisa de uma nova e ganhou eles tem com congelador em cima e tudo e eu q aminha esta toda velha e participo dos programas do governo naum ganhei precisa ver isso melhor foram no ferro velho comprar uma geladeira por quilo e colocaram no lugar e escondeu a outra dentro do quarto e teve a geladeira nova isso é uma fraude ...

    ResponderExcluir