Powered By Blogger

terça-feira, 3 de abril de 2012

BHC e produtos obsoletos devem ser devolvidos até 26 de abril

Da SeCom:

Os produtores rurais ou instituições de Cambé que declararam a posse de BHC e outros agrotóxicos proibidos por lei ao governo em 2009 deverão entregá-los no período de 5 a 26 de abril no seguinte local: Avenida Tiradentes, 4.946, ao lado da Cacique (Cocamar – antiga Corol/Valcoop), em Londrina. O horário da entrega é das 8 às 12 horas e das 13h30 às 17h30 horas.
A ação é para retirar do campo os agrotóxicos obsoletos, em especial os organoclorados, cuja fabricação, comercialização e utilização estão proibidos por lei no Brasil.
Em Cambé são 34 declarantes desses produtos que soma 12.650 quilos de BHC e 16.835 de obsoletos, totalizando 29.985 quilos de produtos proibidos.
A iniciativa é da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Instituto das Águas – Águas Paraná e Instituto Ambiental do Paraná) e da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural), junto com representantes do setor privado (InpEV, Sistema Ocepar e Sistema Faep).
Para o acondicionamento e transporte dos produtos são distribuídos aos produtores rurais kits de segurança personalizados contendo sacos de acondicionamento, EPIs completos, folhetos explicativos sobre os procedimentos da operação, locais de devolução e uma cópia da portaria 021, de 2012 do IAP, para transporte do material.
Esta cópia deverá ser apresentada na devolução juntamente com a via da autodeclaração, feita em 2009, e os dados cadastrais do declarante (nome, endereço e documentos). Será fornecida no ato da devolução uma certidão atestando que os produtos foram devidamente entregues ao Governo do Estado e que os envolvidos estão isentos de responsabilidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário