Powered By Blogger

terça-feira, 27 de março de 2012

Governo do Estado terá agentes de controle interno para garantir transparência e eficiência

Da AEN: 

O governo do Estado começou na segunda-feira (26) a capacitar 100 servidores públicos que vão atuar como agentes de controle interno na administração estadual.
Durante a abertura da Semana de Controle Interno, também foi apresentado o Sistema Integrado de Avaliação do Controle Interno – ferramenta que vai reunir informações de todas as secretarias e órgãos do Estado, visando dar mais transparência e eficiência à administração.
Durante uma semana, os agentes serão treinados para cobrar eficácia, eficiência, competência, transparência e zelo na aplicação de recursos públicos nos órgãos em que atuam. A capacitação é realizada pela Secretaria de Estado do Controle Interno, com apoio da Escola de Governo.
“O sistema parte de uma determinação do governador Beto Richa para tornar a administração pública mais eficiente e transparente. Todas as áreas do Estado terão agentes do controle interno”, explicou o secretário de Controle Interno, Mauro Munhoz.
O Sistema Integrado de Avaliação do Controle Interno foi desenvolvido pela Celepar, com acompanhamento da Secretaria de Controle Interno. Ele vai reunir dados sobre controle financeiro e patrimonial, recursos humanos, contabilidade, compras e licitações, entre outros.
“É uma ferramenta que será aprimorada ao longo do tempo e certamente auxiliará no controle da administração estadual”,disse Munhoz.
Presente à abertura da Semana, o presidente do Tribunal de Contas do Paraná, Fernando Guimarães, disse que o órgão já implantou um sistema semelhantes e que os resultados têm sido positivos. “É como um relógio, em que todas as peças têm que funcionar para que o sistema também funcione”, comparou.
O secretário-chefe da Casa Civil, Durval Amaral, disse que o sistema do controle interno vai uniformizar as informações dos diferentes órgãos do Estado para tornar ainda mais transparentes as ações do governo estadual. “Essa estruturação possibilita que todas as secretarias uniformizem as informações para que o controle interno possa acompanhar, em tempo real, todas as ações de governo. Esta é a vontade do governo Beto Richa: transparência total com um controle eficiente”, afirmou.
A capacitação prossegue até sexta-feira (30), com atividades das 9 horas às 17h30, no auditório Mário Lobo (Palácio das Araucárias).

Nenhum comentário:

Postar um comentário