terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Valores do IPVA 2012 no Paraná podem ser consultados pela internet

Da SEFA:

O boleto para pagamento do Imposto sobre Propriedade de Veículo Automotor (IPVA) deve chegar à residência do contribuinte no final deste mês ou início de fevereiro. Mas desde já é possível consultar o valor, datas e forma de pagamento no site da Secretaria de Estado da Fazenda (www.fazenda.pr.gov.br) e até mesmo recolher o imposto, na rede bancária e nas lotéricas.
Como a alíquota permanece a mesma – 2,5% para veículos em geral e 1% para ônibus e caminhões – quem não trocou de carro vai pagar, em média, 6% a menos que no ano passado, em função da desvalorização dos veículos seminovos.

O valor do imposto lançado neste ano, para 3,7 milhões de proprietários, é de R$ 1,65 bilhão; a arrecadação de 2012, no entanto, deve chegar a R$ 1,9 bilhão, por causa da entrada dos veículos novos no mercado e do pagamento de débitos atrasados.

Em fevereiro, o contribuinte pode recolher o valor integral do IPVA com desconto de 5%. De acordo com o final da placa, o vencimento começa no dia 8 e prossegue até o dia 24. A partir de março, começa o pagamento para quem optar pelo parcelamento; sempre no mesmo dia, as parcelas têm vencimento programado para março, abril, maio, junho e julho. A tabela, também de acordo com o final da placa, vence entre os dias 12 e 23 de cada mês.

RECOLHIMENTO – O recolhimento do IPVA pode ser feito, prioritariamente, nos bancos do Brasil e Itaú. Nessas duas instituições, basta apresentar o número do Renavan. E quem preferir pagar em qualquer outro banco, ou na rede de casas lotéricas, deve usar o boleto enviado pelo Correio, desde que esteja com o endereço residencial atualizado no Detran.

Caso não receba o boleto, ou queira antecipar o pagamento, o contribuinte pode imprimir a guia de recolhimento ou ficha de compensação pelo site www.fazenda.pr.gov.br. Na mesma guia aparecem também eventuais débitos anteriores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário