Powered By Blogger

sexta-feira, 4 de novembro de 2011

17ª edição do Festival Unicanto de Corais termina no sábado (5)

Da Assessoria:

Corais de vários estados do Brasil, uma sexta (4) repleta de programações, apresentações paralelas, concentração no calçadão e um sábado (5) com missa de Ação de Graças é o que traz a 17ª edição do Festival Unicanto em Londrina

O 17º Festival Unicanto de Corais termina neste sábado, 5, com apresentações no Teatro Ouro Verde em Londrina (rua Maranhão, 85), de sete corais. Abre a noite o representante paranaense, Coral Unicanto, que dá nome ao evento com “Tributo ao Era”. Depois se apresentam os corais dos estados de Minas Gerais, Espirito Santo, Santa Catarina e dos países Venezuela e Argentina. O espetáculo começa às 19h30, com entrada aberta ao público. Os organizadores solicitam um quilo de alimento, que será distribuído a entidades assistenciais.

Nesta sexta (4), também aberto ao público, outros sete corais se apresentam e quem abre a noite às 19h30 é o Coral Juvenil da Universidade Estadual de Londrina co-organizadora do Festival Unicanto. Ainda no palco do Ouro Verde, se apresentam o Coral Sol Maior, de Colorado (PR); o Rugas de Ouro, de Maceió (AL); O Grupo Chorus, de Londrina (PR); o Coral Maria Penedo, de Vitória (ES); o Coral Universitário UNISUL, de Tubarão (SC) e o Coro Sinfônico, de Vitória (SC).

Concentração e Missa na programação paralela
A programação paralela que preenche à tarde da sexta-feira (4) tem início ao meio dia, (vide programação abaixo) com a Concentração de Corais no calçadão central da cidade. Aproximadamente 600 vozes se reúnem formando o grande coral. O local  será em frente ao Teatro Ouro Verde, local do antigo quiosque do Shopão.

No sábado (5), o destaque é para a tradicional Missa de Ação de Graças, com a participação da maioria dos corais, que se apresentam no evento e formarão um coro de pelo menos 150 vozes. A missa será na Igreja Matriz de Cambe – Paróquia Santo Antônio, com o início às 10h.

Tributo ao Era
O Coral Unicanto de Londrina sob a regência do maestro José Mário Toma, também diretor artístico do evento, apresenta “Tributo ao Era” uma referência ao projeto musical criado pelo música francês Eric Levi, que explorou o universo místico, espiritual, com influência do Catarismo.

O Coral Unicanto na performance se utiliza de movimentação cênica, exposição de imagens e no repertório as músicas “The Sound of Silence” (Paul Simon); “Introito” (Eric Levi); “Divano” (Eric Levi); “Non Nobis” (Cântigo de Taize); “Aleluia” (Gregoriano), em ter outros.
“Tributo ao Era”  tem no teclado, Elaine Pelegrini, a preparação vocal técnica de Heraldo Silva Filho, a preparação cênica de Lucilia Kunioshi Utiyaama e a participação especial do Padre Wendell Santos.

O Festival
O 17º Festival Unicanto de Corais é organizado pela Associação Coral Unicanto da Imaculada Conceição de Londrina em parceria (co-realização) com a Universidade Estadual de Londrina, através da Casa de Cultura da instituição. O festival tem como diretor artístico, o maestro José Mário Tomal e a coordenação de Marli Tomal.

Programação
DIA 04/11 – 6ª Feira – 19h30- Teatro Ouro Verde

1°- Coral Juvenil da UEL – Londrina (PR)
2°- Coral Sol Maior – Colorado (PR)
3°- Coral Rugas de Ouro – Maceió (AL)
4°- Grupo Chorus – Londrina (PR)
5°- Coral Maria Penedo – Vitória (ES)
6°- Coral Universitário UNISUL – Tubarão (SC)
7º- Coro Sinfônico da Fames – Vitória (ES)

DIA 05/11 – Sábado – 19h30- Teatro Ouro Verde

1°- Associação Coral Unicanto de Londrina (PR)
2°- Coral Canarinhos de Itabirito – Itabirito (MG)
3°- Coro de La Facultad de Medicina de San Miguel de Tucuman – (Argentina)
4°- Coral Voz e Vida – Bom Despacho (MG)
5°- Coral Universitário UNISUL – Tubarão (SC)
6°- Coral Maria Penedo – Vitória (ES)
7°- Coral Cantoria Augusto Fermin – La Asuncion Nueva Esparta – (Venezuela)

DIA 05/11 – Sábado – 10h - paralela

Missa de Ação de Graças, com a participação de todos os corais do Festival.
Igreja Matriz de Cambé/PR (Paróquia Santo Antônio).


Nenhum comentário:

Postar um comentário