Powered By Blogger

quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Núncio Apostólico vem à Londrina nesta quinta

Da assessoria: 


O embaixador da Santa Sé no Brasil, arcebispo Dom Lorenzo Baldisseri 
faz palestras, visitas e lança livro na PUC Londrina nestas quinta (13) e sexta (14)

O atual Núncio Apostólico do Brasil, Arcebispo Titular Núncio Dom Lorenzo Baldisseri, chega a Londrina, nesta quinta-feira, dia 13 de outubro. Ele vem a convite do Curso de Teologia da PUCPR Campus Londrina e fica na cidade até sexta-feira, 14. Acompanham o núncio, os arcebispos, Dom Orlando Brandes e Dom Albano Cavallin e o magnífico reitor da PUCPR, irmão Clemente Ivo Juliatto.
Na universidade, o Núncio Apostólico, representante diplomático que exerce um cargo de embaixador, visita as instalações da PUC, faz palestras e lança livro. Participam também das atividades e recepção ao núncio papal, o diretor do Campus Londrina, Charles Vezozzo e o coordenador do curso de Teologia da PUC Londrina, padre Cesar Braga de Paula.
No início da tarde, desta quinta-feira (13), ele atende a imprensa, no Hotel Bourbon e depois visita a prefeitura, onde será recebido pelos representantes dos três poderes de Londrina: o prefeito Barbosa Neto, o diretor do fórum, Aurênio José Arantes de Moura e o presidente da Câmara Municipal, Gerson Moraes de Araújo.
No final da quinta (13), a partir das 19h, no Campus da PUC Londrina e após visita às instalações da universidade, o núncio Dom Lorenzo, faz palestra aberta ao público, no auditório Dom Albano Cavalin sobre “Estado e Religião”.

Na sexta
As atividades do núncio papal na sexta-feira, 14, iniciam às 8h30, no Campus da PUC Londrina com outra palestra dirigida aos estudantes de Teologia da universidade, com o tema “A importância dos estudos teológicos na vida do ser humano”.
Durante a visita de Dom Lorenzo Baldisseri, a PUC Londrina comemora o Dia dos Professores, com a presença dos docentes da universidade, em missa com a homilia celebrada pelo reitor, irmão Clemente Juliatto, no auditório João Paulo II, também às 8h30.
No final da palestra e da Missa dos Professores, o arcebispo Dom Lorenzo e o reitor da PUCPR, se reúnem com os professores da instituição em um café-da-manhã comemorativo, com apresentação do Grupo Chorus. Ainda no campusLondrina, por volta das 10h, se o tempo permitir, o núncio apostólico fará o plantio de uma árvore, no pátio da universidade.
Dom Lorenzo Baldisseri encerra as atividades em Londrina em visita a partir das 10h30, as Irmãs Claretianas e no início da tarde segue para a cidade de Maringá, embarcando às 17h30 para Brasília.
  
O Núncio Apostólico
O arcebispo Dom Lorenzo Baldisseri é Núncio Titular do Brasil desde 2002. O arcebispo exerce a função de embaixador. A diplomacia pontifícia representa a Santa Sé, e não o Vaticano (um Estado).
Dois são os objetivos da nunciatura: representar o Papa perante o governo e estreitar os laços da Igreja Católica com a Igreja local. O arcebispo Dom Lorenzo é italiano e já foi núncio no Haiti, Paraguai, Índia e Nepal.
O núncio do Brasil fala cinco línguas, tem formação jurídica e diplomática na Itália, na Pontifícia Universidade Lateranensena Universidade de Perugia e na Pontifícia Academia Eclesiástica. Dom Lorenzo também é músico, toca piano e já tem um CD gravado.
Em fevereiro deste ano, o arcebispo Dom Lorenzo Baldisseri lançou o livro “Acordo Brasil – Santa Sé – Intervenções”, que também será lançado em Londrina durante  a visita dele á PUCPR Campus Londrina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário