Powered By Blogger

sábado, 6 de agosto de 2011

Prefeitura inicia a substituição de luminárias em 183 ruas da cidade

Do Cambé de Fato: 


Começa o maior programa de renovação de iluminação pública da história de Cambé. Lâmpadas de vapor de mercúrio (brancas) serão substituídas pelas de vapor de sódio (amarelas) que oferecem mais capacidade de iluminação e geram mais segurança.
183 ruas serão beneficiadas na primeira etapa do programa.

Cidade mais iluminada e mais segurança para os moradores. Com esse objetivo foi iniciado o maior investimento já feito pela Prefeitura na troca de luminárias das principais ruas da cidade. O resultado já pode ser conferido nas ruas Curitiba, Xavantes e Carlos Sawade, que já receberam as novas lâmpadas de vapor de sódio. A nova iluminação tem mudado o visual noturno das ruas, o que agradou os moradores da região. Ao todo serão 183 ruas contempladas na primeira etapa do programa, com a substituição de aproximadamente 3,1 mil luminárias. 

“Além de realçar a iluminação pública, as lâmpadas de vapor de sódio garantem mais segurança para os munícipes, uma vez que as ruas ficam bem mais claras”, diz o prefeito João Pavinato, justificando o investimento.
De acordo com o secretário municipal de Obras, José Roberto de Matos Amaral, as principais ruas e avenidas da cidade já são equipadas com lâmpadas de vapor de sódio. “Nós já temos na cidade cerca de 1500 lâmpadas que oferecem maior claridade”, explica. Ainda de acordo com ele, a previsão é de que até o final do ano todo o processo de troca seja concluído. O total do investimento com as substituições é de R$ 1 milhão e a empresa responsável pelo serviço foi contratada através de processo de licitação, e de acordo com o seu responsável técnico, Luiz Delbone, as lâmpadas de vapor de sódio possuem alta eficiência de luminosidade e são ideais para a iluminação de rodovias, grandes avenidas e praças. “Além de apresentarem uma economia maior de energia e maior durabilidade que as lâmpadas de vapor de mercúrio (brancas), elas também inibem a presença de insetos, principalmente no verão”, observa Delbone.

Moradores comemoram - Os moradores que das ruas que já tiveram as lâmpadas substituídas comemoram a iniciativa da Prefeitura. Rosa Biscola Zambonato mora há 48 anos na rua Curitiba e está muito satisfeita com a iniciativa de Prefeitura em melhorar a qualidade da iluminação. “Antes, a lâmpada que a gente tinha na rua era bem fraca, agora ficou bem melhor. A nova iluminação clareia até a área da minha casa”, diz Rosa. “As pessoas também utilizam bastante a rua Curitiba para fazer caminhadas durante a noite e uma boa iluminação é muito importante”, completa.
Outro morador da rua Curitiba que aprova a medida é Otávio Hernandes. De acordo com ele, a Curitiba é uma rua onde circula um grande número de pessoas todos os dias e realmente merecia lâmpadas mais potentes. “Foi muito importante trocar as lâmpadas antigas por outras mais fortes”, comenta. Bom seria se pudessem fazer isso na cidade toda”, sugere o morador. 
A estudante Adriana Roberto também gostou da nova iluminação da Rua Xavantes no jardim Tupi. Ela reside na Rua Estefano Paranzini e passa todos os dias pela rua Xavantes para ir ao Colégio Dr. Leopoldino Ferreira, onde estuda. “A nova iluminação certamente garante mais segurança para os alunos que trafegam por essa rua a noite. Eu particularmente me sinto bem mais segura ao transitar em uma rua bem iluminada”, afirma a estudante.
(Reportagem e fotos de Fábio Bortoleto).

Rosa Zambonato, moradora da Rua Curitiba: “Antes, a lâmpada que a gente tinha na rua era bem fraca, agora ficou bem melhor. A nova iluminação clareia até a área da minha casa. As pessoas também utilizam a rua Curitiba para fazer caminhadas durante a noite e uma boa iluminação é muito importante”.

Adriana Roberto, moradora da Rua Estefano Paranzini e aluna do Colégio Dr. Leopoldino Ferreira: “A nova iluminação certamente garante mais segurança para os alunos que trafegam por essa rua a noite. Eu particularmente me sinto bem mais segura ao transitar em uma rua bem iluminada”.

Otávio Hernandes, morador da Rua Curitiba: “a Curitiba é uma rua onde circula um grande número de pessoas todos os dias e realmente merecia lâmpadas mais potentes. Foi muito importante trocar as lâmpadas antigas por outras mais fortes”.

Maria Sueli Pereira, moradora do Jardim Tupi:  “A Xavantes é uma importante rua aqui da região e com certeza essa nova iluminação facilitou bastante a vida das pessoas que passam por ela durante a noite, principalmente os alunos e pessoas que chegam do trabalho meio tarde”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário