Powered By Blogger

sexta-feira, 8 de julho de 2011

André Vargas diz que "SUAS será muito semelhante ao SUS"

Da Assessoria:

Após três anos em tramitação no Congresso Nacional, a presidente Dilma Rousseff sancionou o Projeto de Lei que instituiu o Sistema Único de Assistência Social (SUAS). O deputado federal André Vargas, esclarece alguns aspectos do sistema. Segundo ele, o SUAS funcionará muito semelhante ao Sistema Único de Saúde (SUS).
Vargas diz que o objetivo do Projeto é tornar a Assistência Social um direito de qualquer cidadão que esteja abaixo do nível da pobreza. O atendimento será realizado através dos Centros de Referencias de Assistência Social (CRAS) e os Centros de Referências Especializados de Assistência Social (CREAS), que possuem psicólogas, assistentes sociais e uma estrutura capaz de atender aos que necessitam.
Atualmente o Governo Federal aplica quase 10% do seu orçamento no combate a extrema pobreza, entre eles o Bolsa Família, mas não basta liberar este recurso. O SUAS estabelece uma orientação para estas famílias. Alertando sobre assuntos como drogas, alcoolismo entre outros e auxiliando no processo de conquista de emprego e qualidade de vida.
A realização da política de assistência social será feita efetivamente pelos mais de 5.550 municípios que estarão aptos para garantir essa assistência. “É um sistema descentralizado, portanto as transferências de recursos da Assistência Social serão feitas integralmente, sendo os fundos nacionais para os estaduais e os estaduais para os municipais”.
Vargas também lembrou que este é um projeto paralelo de outros projetos de combate a pobreza que estão sendo implantados no País. “Essa é uma estratégia adotada pela presidenta Dilma, em erradicar a extrema pobreza”, comentou.
O deputado informou que durante o evento, a presidenta Dilma e a ministra do Desenvolvimento Social (MDS) agradeceram e reconheceram o trabalho da ex-ministra Márcia Lopes, que desenvolveu um trabalho fundamental para que esse Projeto de Lei fosse aprovado. Márcia, que também já foi secretária municipal de Assistência Social em Londrina, é hoje uma grande liderança nacionalmente na área da Assistência Social.

Nenhum comentário:

Postar um comentário