Powered By Blogger

quinta-feira, 2 de junho de 2011

Livro que narra trajetória de Mario Covas será lançado em Brasília

Da Assessoria:

Organizado por Osvaldo Martins, um dos mais próximos amigos e colaboradores de Mario Covas, o livro, embora não seja uma biografia, narra momentos importantes da vida e da trajetória política de Mario Covas desde Santos, onde nasceu, em 1930, até sua morte, em 2001. O fio condutor da narrativa é a fidelidade de Covas aos valores da democracia. 
No primeiro capítulo, o jornalista Osvaldo Martins lembra o surgimento de Covas na política, no início dos anos 1960, apoiado por Janio Quadros, e segue até 1979, quando recuperou os direitos políticos, suspensos por dez anos após a edição do Ato Institucional nº 5. 
Martins revela detalhes inéditos da estratégia de Covas para impedir o confronto desejado pelo regime militar e de suas conversas com o líder governista, o senador gaúcho Daniel Krieger, em momentos cruciais do episódio. 
O cientista político Humberto Dantas, autor do segundo capítulo do livro, analisa os 33 meses de Covas como prefeito de São Paulo (1983-1985). De novo, sobressaem o estilo democrático de sua gestão na prefeitura e a presença constante do prefeito nas ruas, experiência que ele próprio considerava “a mais gratificante” de sua vida. 
José Afonso da Silva escreve o capítulo dedicado à atuação de Mario Covas na Assembleia Nacional Constituinte (1987-1988), baseado em suas observações diárias – ele foi o principal assessor de Covas naquele período. 
Outro cientista político, Sérgio Praça, pesquisou os bastidores da derrota do candidato, pelo recém-criado PSDB, para a Presidência (1989) e para o governo do Estado de São Paulo (1990). 
O capítulo sobre Covas governador (1995-2001) foi escrito a partir de depoimentos de dois de seus principais colaboradores no Palácio dos Bandeirantes: Antonio Angarita e Dalmo Nogueira. Eles participaram da bem-sucedida iniciativa de Covas para recompor as finanças de São Paulo e recuperar a sua capacidade de investir em obras e serviços. 
O último capítulo do livro, de autoria de David Uip, médico de Covas, traz informações inéditas sobre sua luta contra o câncer e a forma como o governador enfrentou essa tragédia pessoal. 
Na apresentação do livro, o diretor-presidente da Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, Marcos Monteiro, relembra o modelo e o exemplo de homem público perpetuados por Mario Covas. No anexo da obra, a professora Elizabeth Paes dos Santos apresenta uma análise da estrutura textual do discurso de Mario Covas, proferido em 12 de dezembro de 1968, no Congresso Nacional. 
O lançamento do livro coincide com o 10º aniversário da Fundação Mario Covas.

Serviço:

Mario Covas Democracia
Defender, Conquistar, Praticar

Osvaldo Martins, Humberto Dantas,
José Afonso da Silva,
Sérgio Praça, Antonio Angarita,
Dalmo Nogueira, David Uip e
Elizabeth Paes dos Santos

Organização
Osvaldo Martins

Edição e impressão
Imprensa Oficial do Estado de São Paulo
Lançamento:
07 de junho de 2011 | terça-feira
a partir das 18 horas
Senado Federal – Praça dos Três Poderes - Anexo II
Biblioteca Acadêmico Luiz Viana Filho 

Nenhum comentário:

Postar um comentário