domingo, 1 de maio de 2011

Cambé será sede de pelotão da Polícia Ambiental

Da Secretaria de Comunicação:

O prefeito João Pavinato firmou com o comandante da 2ª Companhia da Polícia Ambiental do Paraná, capitão Donizete Lemes da Silva, um protocolo de intenção para a instalação de uma unidade da corporação em Cambé. Atualmente a 2ª Companhia mantém representações instaladas em Maringá, Umuarama e Jacarezinho.
A sede do pelotão, de acordo com as conversações entre o prefeito João Pavinato e o capitão Donizete Lemes da Silva, será no prédio do antigo Mercado do Conjunto Cambé 2, Rua Itamaraty esquina com Santo Cassaro, em frente a Paróquia Cristo Rei. As instalações pertencem à Cohab de Londrina e foram cedidas pelo prefeito Barbosa Neto para uso da Prefeitura de Cambé.
Segundo o comandante da 2ª Companhia, a representação de Cambé funcionará com a categoria de 1º Pelotão. O 2º Pelotão está em Maringá, o 3º em Umuarama e o 4º é o de Jacarezinho. A necessidade é de um efetivo de pelo menos 20 soldados para o desenvolvimento dos trabalhos operacionais e administrativos.
O capitão Lemes destaca que a presença da Polícia Ambiental em Cambé representa um reforço na segurança pública do município. “Embora seja um pelotão específico das questões ambientais, é papel do policial militar combater qualquer tipo de crime”.
A Polícia Ambiental atua em questões relacionados à fauna e à flora, inclusive combatendo a pesca predatória e a poluição sonora. As ações são em parceria com o Instituto Ambiental do Paraná (IAP) na esfera estadual, mas o capitão analisa positivamente a possibilidade de, em Cambé, ter a parceria da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente.
O comandante enfatiza que o trabalho preventivo é fundamental e menciona o caso da mata na região do Jardim Ana Rosa, onde eventualmente são jogados lixo e outros tipos de resíduos. “Às vezes a comunidade local preserva o que está em sua região, mas pessoas de outras localidades acabam depositando lixo na mata. Por isso o morador que perceber este tipo de ação deve fazer uma denúncia”. Os telefones de contato da Polícia Ambiental são o 0800 643 0304 e o(43) 3341-7733.
O prefeito João Pavinato afirma que o bom uso das instalações do antigo Mercadol, no Cambé 2, atende a uma antiga reivindicação da comunidade, pois o local era utilizado por usuários de drogas. “Além disso, é uma resposta à questão da violência em todo o município, pois embora a Polícia Ambiental tenha um papel específico, Cambé que já avançou em relação à Polícia Militar, terá um reforço nos organismos de segurança lotados no município”. Em fins de 2010, a representação da Polícia Militar em Cambé foi elevada à condição de 4ª Companhia. Atualmente o prefeito João Pavinato negocia com o Estado a elevação do efetivo de 60 para 120 soldados.
Ainda na área de segurança, a Prefeitura de Cambé está encerrando o processo de licitação para a instalação de 23 câmeras de monitoramente no município. Outras conquistas são as da instalações em Cambé do Centro de Ressocialização e de uma central da Polícia Rodoviária Estadual na PR-445.

Nenhum comentário:

Postar um comentário