sexta-feira, 11 de março de 2011

Lançamento de livro e mostra de pinturas homenageiam mulheres

Da Assessoria:

A Biblioteca Pública Municipal de Cambé foi palco de dois acontecimentos culturais na noite de quinta-feira, 10 de março, na abertura da programação do Dia Internacional da Mulher, comemorado em 8 de março. No local foi lançado o livro de poesias Luas & Hormônios, da cambeense Joema Carvalho, e em seguida foi aberta a Mostra Feminina de Pinturas, com obras de 16 mulheres cambeenses.
Joema Carvalho, a autora de Luas & Hormônios, é conhecida pela comunidade científica na área de engenharia florestal pela atuação profissional e pela vasta relação de trabalhos publicados. Cambeense, Joema Carvalho e graduou em Engenharia Florestal pela Universidade Federal do Paraná, onde também obteve o título de mestre.
No mundo da poesia Joema pode também ser considerada uma veterana, pois há anos coloca nos papéis os seus sentimentos, sensibilidades e talento. Mas só em 2010 lançou o seu primeiro livro, Luas & Hormônios, que reúne poesias concebidas no período de 1981 a 2007.
A obra já foi lançada em Curitiba e, depois de Cambé, está com o lançamento agendado para Londrina, em data e local ainda a serem confirmados. Novo lançamento está programado para Curitiba. A expectativa, enfim, é de sucesso editorial e de consolidação de uma grande poetisa. Uma colher de prova pode ser experimentada na poesia Pitada de Sal: “Difícil é o laço / Entre a esquina e o verso / O tempo e o nexo / No contragosto do espaço”.
Em seguida ao lançamento na Biblioteca de Cambé foi aberta a Mostra Feminina de Pinturas, com obras de 16 mulheres cambeenses: Marina Irene Beatriz Polônio, Marinês Cardoso, Viviane Mascarenhas, Maria Stella Burgo, Maria Eliane Serezuela, Ana Cláudia Marques, Daniela Matsuura, Maria Bonilha Marcidelli, Maria Aparecida Oliveira Cardoso, Ivani Lima Tiepo, Lucilene Lisse Thomsen, Sonia Raquel Almeida, Kátia Lima, Andréia de Dio, Martha Francisca Scripes, Mara Cogo e Talita Xavier da Silva.
Conforme a presidente da Fundação Cultural e Artística de Cambé (Funcac), Arísia Mendes Gonçalves, a maioria das participantes da mostra freqüentou cursos de pintura da própria fundação. As artistas são de diferentes formações profissionais, incluindo trabalhadoras de zeladorias a professoras universitárias.
O lançamento e a mostra tiveram a participação do prefeito João Pavinato, a vice-prefeita Cidinha Pascueto, a presidente a Funcac, Arísia Mendes Gonçalves e a diretora da Biblioteca Pública Municipal, Solange Capelasse Pinheiro. A vereadora Ivani da Unidefi não pode comparecer e foi representada. A decoração do ambiente foi feita pela família Lisse, de Cambé, representada por Lucilene, Marcelo, Fábio e Claudemir.
A programação do Dia Internacional da Mulher prossegue até o dia 22 de março, com palestras, oficinas e outros eventos. Neste sábado, dia 12 de março, a atração, das 10h30 às 12 horas, é o Grupo de Acordeon Evelina Grandis, de Londrina, que se apresenta no Calçadão. À tarde, a partir das 13h30, todas as unidades básicas de saúde de Cambé recolherão amostras para exame preventivo de câncer no colo do útero e da mama. A Câmara de Vereadores também homenageou as mulheres cambeenses com café da manhã.

Nenhum comentário:

Postar um comentário