Powered By Blogger

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Gilberto Martin toma posse na Assembléia Legislativa

Da página oficial da AL:


Cumprindo decisão judicial, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Valdir Rossoni (PSBD), empossou no final da tarde desta segunda-feira (14), o suplente Gilberto Martin (PMDB) no cargo de deputado estadual. A vaga decorre do afastamento do deputado Luiz Cláudio Romanelli (PMDB), agora secretário de Estado do Trabalho, e que havia sido  preenchida pelo suplente da coligação Elton Welter (PT). 
A iniciativa, explicou Rossoni, atende a nova decisão da Justiça, no sentido de que as vagas dos deputados licenciados da Casa pertenceriam aos partidos, e não às coligações partidárias pelas quais concorreram nas eleições de 2010, conforme entendimento anterior. “Embora eu tenha outro entendimento, de que a vaga é da coligação, decisão judicial não se discute, se cumpre. Vamos agora esperar a decisão do Supremo Tribunal Federal”. Pela decisão judicial o deputado Élton Welter (PT), que chegou a tomar posse no último dia 2, retorna à condição de suplente.  
Welter disse que respeitará a decisão, mesmo sendo contrária a ele, mas que usará todos os recursos possíveis para reverter a situação. “Confio na Justiça. Eu fui homologado como primeiro suplente e acredito que a vaga deveria ser de quem fez mais votos”, disse. Welter fez 41.918 votos e Gilberto Martins 40.552. 
Soldado – Em seu primeiro mandato como deputado, Gilberto Martins (PMDB), disse estar feliz e honrado com a posse. E já se colocou a disposição da nova Mesa Diretora da Casa. “A vontade de trabalhar é grande. E quero contribuir com o trabalho que está sendo feito pelo Rossoni, me colocando como mais um soldado da Casa”, observou. 
Embora não haja uma decisão final sobre a vaga, Martins está confiante que continuará na Casa. “Acredito que permanece o entendimento do próprio STF, que definiu que a vaga é do primeiro suplente do partido e não da coligação. O Tribunal de Justiça apenas manteve um entendimento do Supremo”, disse o novo deputado que trabalhará pela causa da saúde 
 Perfil – Gilberto Martin nasceu no dia 28 de fevereiro de 1958, em Catanduva (SP). É casado e pai de dois filhos. Formou-se em Medicina pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) em 1983, especializou-se em Saúde Pública pela Fiocruz, em gerontologia pelo Inbrape e fez mestrado em Saúde Coletiva pela UEL. Na área pública, foi prefeito de Cambé (1993 a 1996), secretário municipal de Saúde daquele município (1983 a 1988), diretor da 17ª Regional de Saúde de Londrina em 2003 e superintendente de Gestão em Saúde (2004 a 2007). 
Como secretário municipal participou do processo da constituição do Sistema Único de Saúde (SUS) e como prefeito foi uma das sete primeiras autoridades a receber da Unicef (órgão das Nações Unidas para crianças e adolescentes) em 1996 o título de prefeito “Amigo da Criança”, devido a programas voltados para a redução da mortalidade infantil, educação na redução da evasão escolar, retirada de menores de rua e inclusão social. No governo Roberto Requião foi secretário de Saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário