Powered By Blogger

quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

A difícil escolha para a Agricultura

Em um Estado agrícola por natureza, orgulhoso de ser o maior produtor nacional de grãos e já há muito considerado o 'celeiro do país', a Secretaria de Estado da Agricultura é um posto chave dentro do governo. Pode ser uma excelente vitrine para seu ocupante e também pode ser um ótimo alvo, onde o governador pode levar tijoladas.
A área ganha contornos ainda mais especiais quando lembramos que, na campanha, Beto Richa foi acusado por seu principal oponente, Osmar Dias de 'não entender nada de agricultura'. Osmar se valia de seu histórico trabalho à frente da pasta e de sua liderança no meio ruralista.
Circula a informação de que o governador eleito estaria dividido entre Norberto Ortigara, secretário de abastecimento de Curitiba e o deputado federal reeleito Cezar Silvestri, do PPS.
Norberto Ortigara é gaúcho e formou-se técnico agrícola pela Universidade Federal de Santa Maria (RS) e em Economia pela UFPR. É funcionário de carreira da Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento (SEAB). É o atual secretário de Abastecimento de Curitiba, responsável por programas como os Armazéns da Família, os Mercadões Populares e as feiras livres, noturnas, gastronômicas e orgânicas em vários pontos da capital.
Cezar Silvestri é natural de Guarapuava, sua base eleitoral, é agropecuarista e engenheiro civil formado pela UFPR. Foi eleito deputado estadual pela primeira vez em 1990 e reeleito duas vezes, totalizando três mandatos na Assembléia Legislativa. Em 2002 foi eleito deputado federal pelo PPS. Reelegeu-se em 2006 e agora, em 2010, conquistou seu terceiro mandato na Câmara dos Deputados com 87.586 votos.
Um dos dois pode ser o novo secretário de Agricultura. Contra Ortigara pesa o fato de ser de Curitiba e de uma região sem nenhuma tradição agrícola. Nomear um coxa-branca para a Agricultura pode desagradar profundamente toda a cadeia do agronegócio e ainda os pequenos produtores. A seu favor, o fato de ser funcionário de carreira da SEAB.
Já Silvestri é agropecuarista e representaria a região sul do Estado, voltada principalmente para a lavoura branca. Além disso Silvestre entraria na cota do PPS, partido que desde o início apoiou a indicação de Beto Richa. A nossa aposta neste momento, é em Cezar Silvestri.

Nenhum comentário:

Postar um comentário