Powered By Blogger

sábado, 31 de outubro de 2009

1.530 garotos disputam o citadino de futsal

Para quem gosta de futebol, a cidade está vivendo até o final de novembro as emoções de dois Campeonatos Citadinos de Futsal, um na versão para adultos e outro para menores de 16 anos.

Educando para a vida
e preparando campeoes
O Campeonato Citadino para menores tem a participação de 156 equipes das quatro regiões da cidade (Centro, Ana Rosa, Santo Amaro e Novo Bandeirantes) que vão disputar perto de 600 jogos com seus 1.530 atletas.
Para o educador físico Tiago Piveta, que também é o técnico da equipe sub- 11 do Colégio Helena Kolody, o campeonato é uma boa iniciativa. “É sempre interessante envolver os meninos com o esporte e com competições”, afirma Tiago. A idéia é compartilhada pelo secretário municipal de Esportes Fábio Fernandes (Pio). “Através do jogo e da disputa as crianças aprendem a perder e a vencer, sempre observando o respeito ao próximo. Estes elementos são preponderantes na boa formação do indivíduo”, diz Fábio.
Mateus Pires, de nove anos, atleta da equipe Praça São Paulo ‘A’ é um exemplo desse aprendizado. No dia do seu aniversário, ele queria ter marcado um gol para ajudar na vitória do time. Não conseguiu e reclamava a má sorte ao lado dos pais. “Fiz tudo certinho mas não consegui marcar”, dizia Mateus meio desolado. O pai José Luiz Ribeiro Pires e a mãe Cleide, que assistiram o jogo, consolavam o filho. “Eu ensino que perder faz parte da vida. O importante é que ele tenha feito o melhor dele para a equipe”, diz o pai, que completa: “em situações como esta que se vai desenhando o caráter dos meninos e eles vão aprendendo a ter disciplina”. A mãe atesta que Mateus mudou seu comportamento depois que começou a treinar na Escolinha de Futsal da Secretaria de Esportes, há quase três anos. “Ele sempre foi muito agitado e melhorou bastante depois que começou no esporte. Ele amadureceu e ficou mais sério”, diz Cleide.
Os jogos do Campeonato Citadino para menores acontecem sempre às segundas, quartas e sextas-feiras entre 17h00 e 19h00 nos ginásios de esportes das quatro regiões da cidade.

Campeonato Adulto
Já o Campeonato para adultos reúne 15 equipes e 240 atletas em jogos que acontecem todas as terças e quintas-feiras, a partir das 19h00 nos ginásios de esportes do Ana Rosa e do centro (Gionásio João de Deus Almeida).
Fábio Fernandes diz que os eventos de competição têm destaque na programação da Secretaria de Esportes. “A grande mobilização da comunidade tanto para a disputa quanto para prestigiar as partidas certificam que as competições locais têm que ser prioridade nas ações da Secretaria de Esportes”, resume ele.

Um comentário:

  1. esporte e lazer e o time de quatigua so vem para vencer [ luis cesar totini]

    ResponderExcluir