Powered By Blogger

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Grupo de Apoio ao Asmático de Cambé realiza confraternizações

Da Secretaria de Comunicação: 


O Grupo de Apoio ao Asmático de Cambé (Gaac) realiza nesta quarta-feira, dia 9 de novembro, atividade de confraternização no Ginásio de Esportes do Jardim Ana Rosa. O início será às 8h30 e constam da programação, além de conversas, exercícios e orientações, um coquetel para todos os participantes.
O médico Silvio André de Góes Biral, da Secretaria Municipal de Saúde de Cambé, é um dos coordenadores do Grupo e em palestras que profere nas escolas e outros locais in forma que a asma é uma doença inflamatória crônica que se tratada adequadamente melhora a qualidade de vida das pessoas acometidas.
Os sintomas são tosse noturna, chiado no peito, falta de ar e dor no peito. “A asma é uma doença que tem relação genética importante quando na família ocorre rinite, asma ou dermatite atopica”, esclarece material impresso distribuído pelo Grupo. “Atualmente as medicações mais efetivas para o tratamento da asma são inalatórios – os corticóides são os que realmente diminuem o processo inflamatório”, acrescenta.
Há suspeita de asma quando os sintomas aparecem com recorrência ou após atividades físicas, como também quando entra em contatos aeroalergenos, como ácaros, pólen e poeira domiciliar. Outra informação transmitida nas palestras é sobre a existência de quatro grandes ambulatórios do Grupo de Apoio ao Asmático de Cambé nas unidades básicas de saúde do município, onde são atendidas crianças abaixo de 14 anos de idade.
Nesses locais o paciente passa por uma triagem de asma, é encaminhado para palestra educativa, orientação de higiene ambiental, recebe visita domiciliar e tem direito a fornecimento de medicação gratuita. “Nós, do Gaac, esperamos que todas as crianças asmáticas de Cambé continuem sorrindo e que cada vez mais possam ter um tratamento mais humanizado e que sua qualidade de vida seja nossa prioridade”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário