Powered By Blogger

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Inscrições para o vestibular da UEL começam no dia 15/8

Do Londrix:

A Universidade Estadual de Londrina (UEL) abre no dia 15 de agosto as inscrições para o Vestibular 2012, que será realizado nos meses de outubro e novembro deste ano. Pela primeira vez, o concurso obedecerá ao novo modelo, que pretende adequar a seleção de candidatos às Orientações Curriculares do Ministério da Educação e às Diretrizes da Educação Básica do Paraná.
As inscrições vão até 15 de setembro e podem ser feitas pelo site www.cops.uel.br. O candidato deverá gerar o boleto bancário e pagar a taxa de inscrição no valor de R$ 100 até o primeiro dia útil após o prazo final para inscrição.
As provas da primeira fase serão no dia 30 de outubro. O resultado da primeira fase e os convocados para a segunda fase serão conhecidos no dia 7 de novembro. A segunda fase será realizada nos dias 20, 21 e 22 de novembro. A lista de aprovados será divulgada no dia 17 de janeiro de 2012.

MUDANÇAS – O novo formato traz mudanças na redação e na prova de conhecimentos específicos, ambas na segunda fase. Na redação, o candidato terá que demonstrar suas capacidades em no mínimo dois e no máximo quatro propostas de textos. Já a prova de conhecimentos especificos será composta de 12 questões discursivas, divididas em três disciplinas, definidas pelos colegiados dos cursos.
Segundo a Coordenadoria de Processos Seletivos (COPS), os candidatos ao curso de Medicina, por exemplo, terão, no segundo dia da segunda fase, questões de Biologia (peso 2), Química (peso 2) e Inglês (peso 1). Um curso de Exatas, como Engenharia Civil, exigirá conhecimentos específicos de Física (peso 2), Matemática (peso 2) e Sociologia (peso 1). Todas as disciplinas fazem parte da grade do Ensino Médio, de acordo com as Diretrizes Curriculares da Educação.
Para a coordenadora da Cops, professora Elaine Mateus, as disciplinas específicas demonstram a expectativa dos cursos quanto ao perfil desejado dos alunos. Isso não significa que os candidatos devam afunilar os estudos somente nessas disciplinas. “O estudante será cobrado pelo seu conhecimento global, sua formação holística”, explica.

PROVAS EM LIBRAS – Outra novidade neste concurso é que a UEL oferecerá, pela primeira vez, provas na Língua Brasileira de Sinais (Libras), para atender os candidatos surdos, por meio da interpretação de um tradutor. A medida atende solicitações de entidades e escolas especiais e obedece ao Decreto-Lei 5626/2005, que determina que instituições de ensino superior devem proporcionar tradutor e intérprete em Libras para que estudantes surdos tenham acesso à graduação. No ato de inscrição, o candidato surdo deverá indicar a sua necessidade – no caso, a prova em Libras.
As questões das provas deverão ser interpretadas e transmitidas aos candidatos por meio de vídeo. Os estudantes farão as provas com auxílio de um computador. A produção do vídeo em Libras será feita pelo Laboratório de Tecnologia Educacional (Labted) da UEL.
A UEL já atende a outros candidatos com necessidades especiais, como deficientes visuais, estudantes que apresentam dislexia, e que solicitam, por exemplo, provas em braile, ampliadas ou maior prazo para fazer responder as questões.
Cronograma Vestibular 2012
Inscrições: 15 de agosto a 15 de setembro
Primeira fase: 30 de outubro (Prova de Conhecimentos Gerais com 60 questões objetivas)
Segunda fase: 20, 21 e 22 de novembro
1º dia – Prova de Língua Portuguesa, Literaturas e Língua Estrangeira, Redação
2º dia – Prova de Conhecimentos Específicos
3º dia – Prova de Habilidades Específicas para os candidatos aos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Design Gráfico, Design de Moda, Artes Visuais e Música.

Nenhum comentário:

Postar um comentário