Powered By Blogger

quinta-feira, 10 de março de 2011

Sanepar é a melhor empresa no controle de perdas de água

Da AEN:

A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) é a melhor empresa do Brasil no controle de perdas no abastecimento de água, conforme reportagem publicada pelo jornal O Estado de S. Paulo. Entre 20 empresas avaliadas, a Sanepar apresenta um Índice de Perdas de Faturamento de apenas 21,2%, o menor do País e próximo do ideal de 20% indicado pelo Ministério das Cidades. 
 “Com os investimentos permanentes em manutenção, tecnologia, treinamento e substituição de redes antigas, queremos ficar abaixo dos 20% em 2015”, afirma o diretor-presidente da Sanepar, Fernando Ghignone.
 
 O País perde cerca de R$ 7,4 bilhões por ano por falta de investimentos em manutenção, fiscalização e atualização de redes antigas de abastecimento de água. O cálculo foi feito pelo consultor especialista em uso eficiente da água e energia Airton Gomes, citado pelo jornal.
 
 Ele usou dados de 4.561 municípios registrados no Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS) e considerou produção, tempo médio de abastecimento de 20 horas por dia, estimativa de vazamentos, adulteração de hidrômetros e ligações clandestinas.
 
 Os dados do SNIS de 2008 mostram que empresas como a Companhia de Saneamento do Amazonas (Cosama), Companhia de Água e Esgoto do Amapá (Caesa) e Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema) têm um índice de perdas (a diferença do total produzido para o total faturado) acima de 70%. A média nacional é de 40%. O ideal, segundo o Ministério das Cidades, é um número próximo de 20%
 
 A Sanepar fornece água para 2,5 milhões de imóveis residenciais, comerciais e industriais no Paraná. Com ações como acompanhamento diário das perdas em todos os municípios atendidos, auditorias semestrais, a criação de um programa de metas e um investimento de R$ 6,49 milhões na aquisição de equipamentos de medição e monitoramento, as perdas foram reduzidas, em média, em 60 litros diários por ligação de 2005 a 2010.
 

AS MELHORES DO BRASIL
 
 Por índice de perdas no abastecimento de água
 
 Sanepar (PR) — 21,2
 
 Saneatins (TO) — 22,8
 
 Casece (CE) —23,0
 
 Casan (SC) — 24,7
 
 Caesb (DF) — 26,2
 
 Corsan (RS) — 28,8
 
 Sabesp (SP) — 29,7
 
 Copasa (MG) — 29,9
 
 Embasa (BA) — 31,8
 

 Sanesul (MS) — 32,3

Nenhum comentário:

Postar um comentário