domingo, 13 de março de 2011

Fumacê volta a circular em bairros de Cambé

Da Assessoria: 




A Secretaria Municipal de Saúde de Cambé está intensificando as ações contra a Dengue com a Operação Inseticida. Nos dias 4 e 5 de março as regiões do Jardim Novo Bandeirantes, Jardim Silvino, Jardim Ana Rosa e Centro receberão a aplicação de inseticida contra o mosquito Aedes aegypti através do carro fumacê. A ação, em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde do Paraná, é uma das estratégias para reduzir a proliferação do mosquito transmissor da Dengue e evitar uma epidemia da doença. Em Cambé foram registradas 853 notificações e 26 casos confirmados da doença.
Segundo a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Maria Lô Sarzi, nove veículos equipados com a UBV Pesada (Ultra Baixo Volume), popularmente conhecida como Fumacê, percorrerão as ruas da cidade às 6 horas e depois das 17 horas.  “O mosquito transmissor tem maior atividade nessa faixa de horário e os ventos são mais brandos. Assim temos uma ação mais eficiente na aplicação do inseticida com menos desperdício”, explica ela.
A coordenadora ressalta que é importante que a população mantenha as janelas e portas das casas abertas durante a aplicação para maior eficácia do inseticida. Outra recomendação é de que os moradores cubram gaiolas de pássaros e a água dos animais domésticos para evitar uma possível contaminação.
A Vigilância Epidemiológica alerta que os cuidados com a Dengue devem continuar em toda a cidade, mesmo nas regiões onde o inseticida será aplicado. “O protocolo do Ministério da Saúde prevê a aplicação de inseticidas através do fumacê somente em áreas de maior risco, mas mesmo nessas áreas é preciso continuar com a prevenção para evitar novos criadouros do mosquito”, ressalta Maria Lô Sarzi.
A coordenadora orienta que os motoristas das regiões que receberão a aplicação do inseticida aumentem a atenção no trânsito, já que alguns veículos da operação terão que trafegar em contra-mão, com autorização do Denatran, para atingir todas as residências.

Nenhum comentário:

Postar um comentário