segunda-feira, 19 de julho de 2010

Hospital São Francisco doa primeiro centro cirúrgico da cidade para o Museu de Cambé

Reproduzo do site oficial da Prefeitura de Cambé:
O Museu Histórico de Cambé inaugurou a exposição do primeiro centro cirúrgico de Cambé. Os instrumentos, que equipavam o hospital São Francisco, datam da inauguração do hospital em 1940. Entre os objetos estão uma mesa cirúrgica, equipamento completo de anestesia e uma incubadora.
O centro cirúrgico foi doado pelo Dr. Armando César Saraiva Casemiro, atual proprietário do hospital São Francisco. Ele ressaltou a importância dos instrumentos em exposição, “Esses equipamentos fizeram parte da história do hospital e ajudaram a salvar muitas vidas”, afirma.
Na solenidade de abertura da exposição estavam presentes o Dr. Armando, sua esposa, Dra. Elizabeth Rodrigues Casemiro, o prefeito João Pavinato, a vice-prefeita Maria Aparecida André Pascueto, a diretora presidente da FUNCAC, Arísia Mendes Gonçalves e o diretor do Museu Histórico César Cortez.
O prefeito João Pavinato agradeceu ao Dr. Armando pela doação lembrando a relevância da preservação do patrimônio histórico, “muitas vezes, com facilidade da tecnologia atual, esquecemos do valor dos instrumentos mais antigos. Porém, é essencial conhecermos o passado para saber lidar com o futuro”.
O diretor do museu reforçou a importância dessa doação, “este é o primeiro centro cirúrgico do primeiro hospital da cidade e o estado de conservação é ótimo. À época da instalação do hospital, Cambé, tinha um dos melhores centros cirúrgicos do estado” afirmou Cortez e aproveitou para fazer um apelo à comunidade para aumentar o acervo do museu. “Nós estamos sempre abertos para receber outras doações de toda a população. É preciso preservar a memória da cidade” lembrou o diretor do museu.
O centro cirúrgico integra a exposição permanente do Museu Histórico de Cambé no Centro Cultural e está aberto a visitação da população de segunda à sexta das 8h30m às 11h30m e das 13h às 17h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário