Powered By Blogger

sábado, 19 de junho de 2010

Semana dos Migrantes

Hoje tive a honra de participar de um debate sobre a situação dos migrantes em nossa região, em especial em Cambé. A conversa aconteceu na Câmara de Vereadores de Cambé e reuniu representantes da Pastoral do Migrante da Arquidiocese de Londrina, da Cáritas Arquidiocesana, das paróquias Santo Antonio e Nossa Senhora dos Migrantes (região do Novo Bandeirantes), dois vereadores (Cecílio Araújo e Irineu Defende), três secretários municipais, um representante da Polícia Militar, a vereadorea de Londrina Lenir de Assis, a equipe do Centro de Referencia Especializado de Assistência Social (Creas) e representantes de entidades que atuam diretamente no acolhimento de migrantes, além do padre palotino José Alves.
O evento é parte da programação da Semana dos Migrantes, que acontece em toda a Arquidiocese, mas muito particularmente na Paróquia do Novo Bandeirantes, que aliás, tem uma grande programação que termina neste final de semana.
Importante ressaltar que a rede de acolhimento dos migrantes está sendo construída pela Secretaria Municipal de Assistência Social, como bem destacou a secretária Angela Pascueto Amaral, mas que a triagem e os encaminhamentos já são feitos pela equipe do Creas. Angela também anunciou que a Prefeitura está contratando novos profissionais para estender o atendimento em forma de plantões.
Do encontro foi tirada a proposta de se implantar um Forum permanente de discussão da questão dos migrantes que vai debater e encaminhar resultados práticos, como a comunicação mais estreita entre os poderes públicos e as entidades assistenciais.
A Semana do Migrante segue amanhã (sábado) na Paróquia N. S. dos Migrantes, com festejos a partir das 13h00 e missa de Todos os Povos, a partir das 19h30. No domingo acontece a missa final da semana a partir das 9h30 e um almoço beneficente a partir das 11h30 (ingresso R$10) e a coroação de Nossa Senhora dos Migrantes às 19h30. A Paróquia fica na Rua Mateus Lemes, 1050.

Nenhum comentário:

Postar um comentário